quinta-feira, 31 de março de 2016

Sobre Moda : curiosidades sobre a ZARA




O sucesso da loja foi tão grande que em menos de 10 anos outras unidades foram inauguradas em grandes cidades espanholas. Nesta época as lojas já vendiam coleção de roupas femininas e masculinas alinhadas com as principais tendências mundiais, literalmente abrindo o mundo da alta costura às classes sociais menos endinheiradas. Isto porque a empresa começou à mudar o processo de design, fabricação e distribuição com o objetivo de reduzir o tempo de produção, e assim responder rapidamente ás novas tendências, o que chamava de moda instantânea. A empresa foi crescendo silenciosamente, afastada da publicidade, até que na década de 80 começou sua expansão internacional, inundando o mercado com roupas de design moderno e preços acessíveis. No final de 1988 a empresa abriu sua primeira loja no Porto (Portugal), um ano mais tarde deu um salto até Nova York; em seguida vieram Paris (1990), México (1992), Grécia (1993), Bélgica, Suécia (1994), Noruega e Israel (1997), Alemanha, Holanda e Brasil, todas em 1999.



Seu mais importante passo rumo à expansão internacional foi dado no dia 10 de abril de 2002, quando inaugurou sua primeira loja em Milão, a capital mundial da moda. Um antigo cinema de três andares na rua mais comercial da cidade foi o local escolhido para se fixar. O sucesso foi imediato. Sob o lema de moda sempre inovadora e a preços competitivos a rede prosperou e se tornou um gigante, conquistando mercados em diversos países, deixando a concorrência em pé de guerra. Em 2005, o principado mais chique da Europa, Mônaco, se rendeu aos encantos da moda plebéia da espanhola ZARA ao ganhar sua primeira loja. Em 2007, a empresa comemorou a inauguração de sua milésima loja com uma unidade aberta na cidade italiana de Florença. Neste mesmo ano, através da ZARA HOME, a marca lançou sua primeira bem sucedida inserção no mundo do comércio eletrônico. Recentemente, em 2010, a marca ZARA lançou seu comércio eletrônico em alguns de seus principais mercados (Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos). Hoje em dia, a marca ZARA, que virou um case de marketing sem precedente no segmento, é conhecida como a máquina da fazer moda.






 A palavra zara significa princesa, ou moça de linhagem nobre. O nome Zara é de origem árabe. 




                                                  Beijos da Polly ;)

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